<$BlogRSDUrl$>

sábado, agosto 23, 2014

O Grande Circo Místico e muitas lembranças... 

O Grande Circo Místico - wikipedia
O Grande Circo Místico - trilha sonora



Amo de paixão esta trilha sonora desde os meus 5 anos de idade. Foi qdo eu pedi e ganhei este disco. Sabia que se tratava de uma peça do Chico Buarque e Edu Lobo, mas nunca tive oportunidade de assistir, infelizmente...
Depois de algum tempo comecei a desconfiar que talvez não de tratasse de um disco para crianças por alguns indícios. E, na minha cabeça infantil, achei o máximo (gostar de algo que não fosse de criança):
1) minha irmã, então adolescente (e portanto uma adulta para mim) me pedia o meu disco para ouvir porque gostava (assim como os adultos q não se incomodavam como o fato de escutá-lo direto!)
2) Algumas das letras eram um tanto politicamente incorretas pois falavam (mesmo que de maneira poética, linda e até bem-humorada) de temas como, sedução e nudez, virgindade (mais especificamente, da falta dela), violência sexual, religiosidade, amor, carreira artística, despedidas, analfabetismo, diferenças de classes sociais etc. E não pense que eu não entendia porque eu entendia sim, só que de uma maneira superficial, infantil e até pueril em princípio. Ninguém também nunca parou para explicar. Não precisava e nunca senti necessidade de pedir explicação. De alguma forma - que até hoje me intriga como - eu entendi. Não sei explicar.
3) Lembro-me perfeitamente que a letra de uma das faixas do disco possuía a palavra "pentelho", mas no disco esta palavra não era cantada. Entendi como sendo uma censura do governo brasileiro que, na época era o fim da ditadura militar. É crianças, sou "bastante experiente, mesmo"... rsrsrs!
4) A capa era linda e em alto relevo (e até hj acho linda!). O encarte possuía o mesmo desenho da capa só que p&b. As letras estavam diagramadas em colunas de 3 por página. Entretanto, uma coisa me incomodava: algumas destas colunas
não possuíam letras, mas desenhos. E na minha cabecinha com tendências cartesianas desde aquela tenra idade pensava que aquele disco deveria ter mais músicas (e letras) para preencher aquelas lacunas ocupadas pelos desenhos.
E assim fui crescendo e ouvindo este disco pela vida. Qdo já estava na faculdade, lançaram em CD com algumas faixas extras. Ouvi, na época, as "novas músicas" e não me lembro de ter achado ruim, mas meu saudosismo não me permitiu dar muita importância ao fato. Achei se tratar de um simples jogo de marketing.
Hoje, ouvindo novamente o CD (com os bônus) lançado - desta vez no youtube - tive outra epifania:
Ao começar a ler os nomes e a ordem das faixas no verso da capa do CD, me dei conta (sem muita certeza ainda porque não estou com o LP em mãos) de que se tratavam das lacunas desenhadas do encarte original. O estranho é que duas ou três das músicas bônus são instrumentais. O que me leva à seguinte "teoria da conspiração":
Será que as músicas lançadas, à posteiori, foram censuradas pela ditadura militar na época? Talvez ocorresse alguma movimentação cênica durante o espetáculo
que desagradou aos olhos da Censura?! E por isto, os produtores retiraram as músicas do LP, substituindo por imagens o espaço antes reservadas às letras, bem como acontecia com os textos jornalísticos censurado na última hora e, portanto, também substituídos por receitas de bolo, grandes lacunas ou imagens indicado que a matéria fora proibida.
Por favor, quem souber, por favor me responda, se vc teve paciência de ler até aqui. Fiquei curiosa.

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?